top of page

Uma minhoca leva o escritor Rafael Caputo, de Osasco, ao Salão do Livro em Genebra, na Suíça.

  • Foto do escritor: Coletivo Aspas Duplas
    Coletivo Aspas Duplas
  • 5 de mai.
  • 2 min de leitura

Quem poderia imaginar que das páginas de uma história infantil, que se passa em plena cidade de Caetanópolis, MG, viesse o convite para representar o Brasil no Salão do Livro em Genebra, na Suíça?


Foi exatamente isso que aconteceu com o escritor Rafael Caputo, atualmente radicado em Osasco, SP. Seu livro infantil Jojoca, cara de minhoca foi sucesso de venda ainda na fase de pré-lançamento, tornando a obra elegível para participar de um dos maiores eventos literários internacionais: o Salon du Livre, em Genève, Suisse.


Escritor Rafael Caputo no Salão do Livro, em Genebra, Suíça.
Escritor Rafael Caputo no Salão do Livro, em Genebra, Suíça.

Publicado pela Editora Helvetia, que faz um trabalho de intercâmbio cultural entre os dois países: Brasil e Suíça, o livro se tornou elegível para participar do Salão antes mesmo do lançamento graças ao sucesso na fase de pré-venda.


O evento ocorreu entre os dias 19 e 23 de março de 2025, no centro de exposições Palexpo, na região de Le Grand Sacomex, Genève; onde escritores, leitores e amantes da literatura se encontraram para compartilhar histórias e experiências.



"Representar o Brasil no Salão do Livro, em Genebra, e de quebra conhecer os Alpes Suíços... foi realmente muito inspirador e gratificante. Faz a gente pensar sobre: até onde podemos chegar com os nossos sonhos? Definitivamente, um momento único." Rafael Caputo, escritor.

Escritor Rafael Caputo nos Alpes Suíços, pelo Salão do Livro, em Genebra, Suíça.
Rafael Caputo em Jungfraujoch (Topo da Europa) nos Alpes Suícos.

Sobre a obra:


Jojoca, cara de minhoca é uma história infantil sobre amizades e descobertas. Com texto de Rafael Caputo e ilustrações do artista Felipe Tognoli, a obra se apropria de uma prosa rimada e se passa na cidade de Caetanópolis, Minas Gerais. Ao morder uma goiaba, Joana se depara com o que acredita ser uma "minhoca". A garotinha se encanta com a nova amiguinha e ambas se metem em grandes confusões. O sábio senhor Minhoco (Minhocuçu), o líder do minhoqueiro, é quem explica tudo à Jojoca (e ao leitor), contando a verdade sobre a sua verdadeira essência: Jojoca não é uma minhoca como pensa, mas sim um bicho-da-goiaba. Tal narrativa estimula o autoconhecimento ao mesmo tempo em que aborda o ciclo de vida da mosca-da-fruta e a importância das minhocas para a agricultura, explorando a curiosidade do leitor por meio de uma aventura empolgante. Praticamente, pode ser compreendida como uma aula de ciências disfarçada de livro infantil, quase um livro paradidático para os anos iniciais do ensino fundamental.


Biografia dos autores:


Rafael Caputo é professor licenciado em Letras, pedagogo e psicopedagogo. Seu romance de estreia Larissa Start foi finalista da quarta edição do Prêmio Kindle de Literatura, em 2019. Ex-colunista da Revista Conexão Literatura, uma das maiores revistas literárias do país e fundador do Coletivo Literário Aspas Duplas. Atualmente, membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB).


Felipe Tognoli é músico, ilustrador, palhaço, educador e contador de histórias. Formado em Artes Visuais e com Licenciatura em Educação Artística. Além de muito criativo, é extremamente generoso e artisticamente sensível, reconhecendo que a Expressão pede diferentes e variados veículos para se manifestar.




Comments


bottom of page