top of page

Contos do Caburaí ao Chuí

Atualizado: 1 de jun.

Quem nunca ouviu falar na expressão “do Oiapoque ao Chuí”, usada para se referir ao longo trecho que vai do norte ao sul do país? No entanto, verdade seja dita: o Oiapoque (no extremo norte do estado do Amapá) não é o ponto mais “alto” do Brasil como muitos ainda acreditam.  


A 1.465 metros de altitude, no município de Uiramutã, na fronteira de Roraima com a Guiana Francesa, está localizado o Monte Caburaí, esse sim o ponto mais ao extremo norte do país. "Cabutai-tepê” na língua indígena local. Ali, inclusive, estão as terras indígenas dos Ingarikós. Assim, o extremo norte do Brasil é no Monte Caburaí, em Roraima, e o Arroio Chuí (que na verdade encontra-se no município de Santa Vitória do Palmar e não no município do Chuí, no Rio Grande do Sul) é o extremo sul. 


Daí o termo devidamente atualizado: “do Monte Caburaí ao Arroio Chuí”, ou simplesmente: “do Caburaí ao Chuí”, nome de nossa primeira coleção de Literatura Nacional, composta por 4 volumes incríveis: 1) Poesias, 2) Contos, 3) Crônicas e 4) Histórias Infantis.

Contos do Caburaí ao Chuí - Coletivo Literário Aspas Duplas

Depois dessa aula de Geografia, vamos as explicações:


A coleção “Literatura Nacional: do Caburaí ao Chuí” nasce com o propósito de reunir os diversos talentos literários dos muitos cantos do Brasil. Ao todo, cada volume irá trazer 27 textos de 27 escritores diferentes, cada um deles representando uma das 27 unidades federativas do nosso país (26 estados e mais o Distrito Federal). 


Cada autor participante poderá escolher entre representar o estado de sua terra natal, o local onde reside atualmente ou simplesmente aquela região do Brasil onde o coração bate mais forte. Justamente por isso:


AS VAGAS SÃO LIMITADAS!


Para cada um dos volumes desta coleção, teremos apenas 1 (um) único escritor ou escritora por estado ou região. Contudo, os volumes são independentes e o escritor que representar o estado da Bahia no volume de Poesias, por exemplo, não precisa necessariamente representar esse mesmo estado no volume de Contos. 


Lembrando que são 4 (volumes) ao todo:


 

Cada volume com uma paisagem deslumbrante da nossa nação. 

Literatura Nacional do Caburaí ao Chuí - Coletivo Literário Aspas Duplas

ATENÇÃO: O autor ou autora que se inscrever primeiro, garantirá a representação do seu estado preferido. Pois como dito anteriormente: AS VAGAS SÃO LIMITADAS! Então, não perca tempo. Cada autor poderá se inscrever em qualquer um dos quatro volumes da Coleção, ou se preferir, em todos eles. Para cada volume, uma nova inscrição deverá ser realizada.


Faça parte desta maravilhosa coletânea, que terá formato exclusivamente IMPRESSO e a preço de custo para que você autor, caso haja interesse, possa revendê-la aplicando a sua própria margem de lucro. Lembrando que não há obrigatoriedade de aquisição de exemplares por parte dos escritores participantes


Abaixo, temos o EDITAL do volume de CONTOS com as regras de participação:


 

EDITAL DE CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO EM COLETÂNEA LITERÁRIA


O Coletivo Literário Aspas Duplas tem o prazer de anunciar a chamada para a submissão de textos para a coletânea “Contos do Caburaí ao Chuí”, parte integrante da coleção “Literatura Nacional: do Caburaí ao Chuí”, que irá reunir 27 (vinte e sete) escritores de cada estado do Brasil mais o Distrito Federal.


Este volume em especial terá foco apenas em CONTOS. Não há necessidade de ineditismo e o tema é LIVRE, ou seja, os autores possuem liberdade criativa para explorar a categoria da forma que acharem mais pertinente, e poderão participar desta publicação coletiva mediante taxa de inscrição.


1. Objetivo:


A presente chamada visa selecionar CONTOS (inéditos ou não) para compor a antologia literária intitulada “Contos do Caburaí ao Chuí", a ser publicada exclusivamente em formato impresso.


Entende-se por conto uma narrativa curta, geralmente com poucos personagens, um único conflito e um desenrolar que se concentra em um incidente ou uma série de incidentes interligados. É um gênero literário caracterizado pela concisão e pela intenção de evocar um único efeito ou humor. Para fins deste edital, os contos não devem ultrapassar o limite de 10 (dez) páginas no tamanho A4.


2. Elegibilidade:


Podem participar desta chamada autores exclusivamente brasileiros e maiores de 18 anos, desde que as obras submetidas sejam escritas em Língua Portuguesa. OBS: não há a necessidade de ineditismo.


Cada autor poderá submeter um único conto para a publicação, escolhendo representar apenas uma das 27 (vinte e sete) unidades federativas do nosso país (26 estados mais o Distrito Federal). A escolha do estado a ser representado é obrigatória, sendo fator condicionante à participação do escritor ou escritora.


As unidades federativas a serem escolhidas são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. O Distrito Federal (DF) é o território onde fica a capital do país, Brasília. 


3. Temática:


LIVRE.


4. Inscrição e Submissão:


A coletânea terá 27 (vinte e sete) contos, sendo um conto por unidade federativa (26 estados mais o Distrito Federal). Cada autor poderá participar com um único texto, representando um único Estado do Brasil. Ao todo, serão 27 (vinte e sete) escritores participantes. 


Os autores que também estiverem interessados em participar dos demais volumes desta Coleção de Literatura Nacional como “Poesias do Caburaí ao Chuí”, “Crônicas do Caburaí ao Chuí” ou “Histórias Infantis do Caburaí ao Chuí”, poderão se inscrever mediante formulário específico ao final deste edital. A regra será a mesma: um único texto por autor, representando um único estado brasileiro (que não precisa necessariamente ser o mesmo estado escolhido nesta coletânea de Contos).


Prazo de Submissão: de 01 de junho de 2025 a 31 de julho de 2025, podendo ser prorrogado até completarmos os 27 escritores participantes.


Formato: Arquivo de documento .DOC ou .DOCX, Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e limite máximo de até 10 (dez) páginas, via formulário de inscrição.


O Coletivo Aspas Duplas e seus organizadores não se comprometem com a revisão ortográfica dos textos. Os contos devem estar previamente revisados no momento do envio. Essa responsabilidade é do participante.


5. Seleção:


Desde que o conto enviado esteja em conformidade com as regras deste edital, ele será aprovado e publicado na antologia. Contudo, não serão permitidos textos com apologia ao racismo, pedofilia, misoginia, xenofobia, homofobia, transfobia, intolerância religiosa e qualquer outro tipo de comportamento ofensivo ou discurso de ódio. 


Para garantir a integridade dos textos referente ao disposto acima, todos os contos serão avaliados pela equipe do Coletivo Literário Aspas Duplas, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis. O material poderá ser aprovado ou reprovado. Todos os contos que obedecerem às regras deste edital estarão aprovados e serão publicados.


Os contos que infringirem as normas, por sua vez, estarão reprovados e NÃO serão publicados, e a taxa de inscrição paga pelo autor desclassificado não será devolvida, pois a finalidade da cobrança compreende, majoritariamente, à curadoria das obras, sua leitura crítica e análise. Portanto, recomendamos a leitura minuciosa do edital e em caso de dúvidas, entrem em contato pelo formulário abaixo presente no rodapé do nosso site.

Apesar de não serem critérios para aprovação ou reprovação, valorizamos a estética literária, a originalidade e a qualidade narrativa alinhada ao tema da antologia. Sendo assim, caprichem e usem a imaginação!


6. Publicação:


Após o fim das inscrições, os autores aprovados serão anunciados em nosso Instagram @coletivoaspasduplas. A coletânea “Contos do Caburaí ao Chuí" será publicada em formato impresso, com lançamento previsto para 2025. 


Contos do Caburaí ao Chuí - Aspas Duplas


Sobre a edição IMPRESSA:


  • Não há obrigatoriedade de aquisição de exemplares por parte dos escritores participantes; 

  • Impressão brochura, P&B, com tamanho 14cm x 21cm;

  • Miolo em papel Avena off-white (creme), 80g/m² similar ao Pólen;

  • Capa colorida em laminação fosca;

  • Com ficha catalográfica e ISBN;

  • Será vendida sob demanda na plataforma Uiclap;

  • Será comercializada A PREÇO DE CUSTO*, ou seja, sem lucro e, portanto, sem distribuição de royalties aos autores participantes, que poderão - inclusive - revendê-la caso queiram, aplicando a sua própria margem de lucro.


*Ao preço de custo, será acrescido o valor simbólico de apenas R$ 1,00 (um real, ou melhor, um pila) justamente para fins de manutenção do Programa de Incentivo aos Leitores e Autores (PILA) do Coletivo Literário Aspas Duplas para fomento e promoção de livros, autores e novos escritores, tanto do Brasil quanto dos demais Estados-Membros que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Saiba mais sobre o PILA - Programa de Incentivo aos Leitores e Autores clicando aqui.


7. Custos de Participação:


NÃO SOMOS UMA EDITORA, portanto, nossos projetos literários dependem do esforço coletivo de escritores e escritoras que buscam realizar o sonho de publicar suas obras. Tal participação é opcional e voluntária, concretizada por autofinanciamento, ou seja, mediante o pagamento de uma taxa de participação no valor de R$ 30,00 (trinta reais).


O valor pago como taxa de inscrição e/ou participação será usado para fins de curadoria da antologia, inclusive para custear a avaliação e a análise dos textos enviados (dentre outros serviços), não sendo devolvido em caso de desistência ou desacordo com as normas deste edital, que prevê a desclassificação do autor em casos específicos. Contos que infringirem as regras deste edital NÃO serão publicados e os valores não serão devolvidos. 


8. Direitos Autorais:


Não haverá cessão de Direitos Autorais, ou seja, os trabalhos continuarão pertencendo aos seus autores, que poderão comercializar a versão final da coletânea, aplicando a margem de lucro que quiserem, mediante aquisição da obra que estará disponível para venda em plataformas de impressão sob demanda, sendo que não haverá distribuição de royalties entre os autores selecionados, pois permanecerão exclusivamente com os direitos autorais de seus textos, ainda que publicados na coletânea “Contos do Caburaí ao Chuí”.


Justamente por sermos um coletivo literário, cada participante responderá legalmente e individualmente sobre plágio, publicação não autorizada, calúnia, difamação e não autoria, isentando os organizadores de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo enviado para a publicação na coletânea.


É de total responsabilidade dos participantes a veracidade dos dados fornecidos à organização.


Todos os participantes, de antemão, ficam cientes e dão permissão e autorização para a publicação de suas obras tanto na coletânea “Contos do Caburaí ao Chuí" como nos canais de divulgação deste coletivo: redes sociais, blog, entre outros. Além da veiculação na mídia (quando houver) de seus nomes, imagens e textos.


9. Cronograma Geral:


Final das inscrições: até o recebimento dos 27 (vinte e sete) contos;

Divulgação dos aprovados: 30 dias após o final das inscrições;

Data prevista para publicação: até o final de 2025.


10. Observações Gerais:


Dúvidas relacionadas à coletânea “Contos do Caburaí ao Chuí” e seu regulamento poderão ser enviadas por meio do formulário de contato abaixo e presente em todas as páginas do nosso site.


Todos os contatos entre os organizadores da antologia e os autores serão realizados através de e-mail. Portanto, os participantes devem ficar atentos.


Todas as dúvidas e casos omissos neste regulamento serão analisados por uma equipe do Coletivo Literário Aspas Duplas, e sua decisão será irrecorrível.


O Coletivo Aspas Duplas reserva-se o direito de alterar qualquer item desta coletânea, bem como interrompê-la, se necessário for, fazendo a comunicação expressa para os participantes e a devolução imediata dos valores pagos.


A participação na coletânea "Contos do Caburaí ao Chuí" implica na aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.



Para saber mais sobre os demais volumes desta Coleção, clique nos links abaixo:




コメント


bottom of page