Revista Aspas Duplas, Vol. 5 (Recebimento de Originais)
- Coletivo Aspas Duplas
- 4 de jul.
- 7 min de leitura
INSCRIÇÕES ABERTAS!!!
Vem aí mais um volume da Revista Literária Aspas Duplas. Dessa vez, com o tema: LITERATURA INFANTIL. Essa é a sua oportunidade de publicar poemas infantis, histórias infantis, fotografias etc. Neste volume, aceitaremos também ilustrações de autoria própria, tudo para deixar a experiência literária dos nossos leitores (adultos ou mirins) ainda mais significativa.
A maioria das nossas antologias e coletâneas não exige ineditismo, contudo, para participar da Revista Aspas Duplas é necessário que as obras enviadas sejam INÉDITAS, ou seja, não publicadas em qualquer forma digital ou impressa, e que não tenham sido objeto de prêmios em concursos literários.
NÃO HÁ CUSTO PARA OS AUTORES e os textos não precisam estar ilustrados. Todavia, caso o autor queira enviar ilustrações para enriquecer e compor a sua história infantil, poderá fazê-lo enviando os demais arquivos de imagem (separados do texto) no ato da inscrição.
Ilustradores são muito bem-vindos e também poderão participar, sem a necessidade de enviar qualquer texto, apenas ilustrações. No entanto, caso queiram, também poderão submeter poesias infantis ou histórias como contos, crônicas e outras narrativas. A regra é a mesma para ambos os casos, ou seja, tais arquivos de texto também deverão ser enviados no ato da inscrição, separadamente.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
O ineditismo das obras é obrigatório;
Inscrição GRATUITA, sem custos para os autores;
Textos e ilustrações devem ser enviados separadamente (ainda que na mesma inscrição).
O limite de envio é de 10 arquivos (por inscrição). Acima disso, será necessário preencher novamente o formulário.
Leia na íntegra o edital abaixo e saiba como participar.

Coletivo Aspas Duplas de Antologias Literárias
EDITAL DE CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO EM REVISTA LITERÁRIA
O Coletivo Literário Aspas Duplas tem o prazer de anunciar a chamada para submissão de originais para o QUINTO volume da Revista Aspas Duplas, intitulada: "Literatura Infantil como nunca se viu". Os autores poderão participar desta publicação coletiva sem qualquer custo.
1. Objetivo:
A presente chamada visa selecionar poemas infantis, histórias infantis, ilustrações e/ou fotografias para compor o próximo volume digital da Revista Literária Aspas Duplas.
2. Elegibilidade:
Podem participar desta chamada autores maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade, desde que as obras submetidas sejam escritas em Língua Portuguesa. Os autores poderão se inscrever quantas vezes quiserem em uma, duas ou mais categorias: história infantil (contos, crônicas, etc), poesia, fotografia e/ou ilustração. OBS: As obras devem ser INÉDITAS.
3. Temática:
LITERATURA INFANTIL como nunca se viu!
4. Categorias:
POESIA INFANTIL
HISTÓRIA INFANTIL* (vide abaixo)
ILUSTRAÇÃO
FOTOGRAFIA
*Como HISTÓRIA INFANTIL, iremos considerar: Cantigas (de roda, de ninar, populares); Parlendas; Contos de fadas; Fábulas; Histórias rimadas; Lendas adaptadas para o público infantil; Crônicas do cotidiano infantil; Narrativas com personagens animais ou fantásticos; Histórias com elementos educativos ou formativos; Teatro infantil (textos curtos e dialogados), entre outros.
O autor inscrito em POESIA INFANTIL ou HISTÓRIA INFANTIL, que queira enviar iustrações ou fotos, poderá fazê-lo no mesmo formulário de inscrição, selecionando inclusive duas ou mais categorias simultaneamente. O mesmo vale para quem decide se inscrever na categoria ILUSTRAÇÃO e deseja enviar um material complementar como texto. No item 4 abaixo, citamos exemplos.
4. Inscrição e Submissão:
Prazo de Submissão: de 01 de julho de 2025 a 31 de agosto de 2025.
Formato: As fotografias e ilustraçõs devem ser enviadas em formato .jpg ou .png. Os textos devem ser enviados em formato Word (.doc ou .docx). Formatos diferentes como PDF serão desconsiderados.
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
Poesias podem ter até 2.000 caracteres, já as histórias infantis podem ter no máximo 10.000 caracteres. Textos que ultrapassarem esses limites NÃO serão analisados.
Título do Arquivo: O arquivo deve ser nomeado com o título da obra e o
nome artístico do autor (ex.: "Que pé de feijão, que nada - Bruno Torres"). A mesma instrução vale para as fotografias e ilustrações. Todas as histórias infantis e poesias infantis também devem conter o seu devido título no corpo do texto, juntamente com o nome do escritor/autor logo abaixo.
Envio: via preenchimento de formulário pelo botão abaixo, presente nesta página. Materiais enviados por e-mail NÃO serão analisados, exceto quando solicitados pela organização.
Novamente, reforçamos que o autor inscrito em POESIA INFANTIL ou HISTÓRIA INFANTIL, que queira enviar iustrações ou fotos, poderá fazê-lo no mesmo formulário de inscrição, selecionando inclusive duas ou mais categorias. O mesmo vale para quem decide se inscrever na categoria ILUSTRAÇÃO e deseja enviar um material complementar de texto.
Exemplo: João, escritor, quer enviar 1 (um) poema e 2 (duas) ilustrações, conforme nome dos arquivos abaixo:
1) A coruja e a pomba - Poesia - João Damasceno.docx (texto)
2) Coruja voando - João Damasceno.jpg (imagem)
3) Pomba pulando - João Damasceno.jpg (imagem)
Como João deve proceder? Ele deve escolher ambas as categorias: POESIA INFANTIL e ILUSTRAÇÃO, realizando o envio dos 3 (três) arquivos separadamentes, usando o mesmo formulário de inscrição, pois o limite de uploads é de 10 (dez) arquivos.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE: as ilustrações NÃO devem estar dentro do arquivo de texto.
Segundo exemplo: Luana, ilustradora, quer enviar 5 (cinco) ilustrações para divulgar o seu trabalho e mais 1 (uma) história infantil, conforme nome dos arquivos abaixo:
1) Céu estrelado - Luana Souza.jpg (imagem)
2) Casa na árvore 1 - Luana Souza.jpg (imagem)
3) Casa na árvore 2 - Luana Souza.jpg (imagem)
3) Parque de diversões - Luana Souza.jpg (imagem)
4) Feira de domingo - Luana Souza.jpg (imagem)
5) Final de semana - Luana Souza.png (imagem)
6) As férias de Jujuba e seu amigo imagiário - Luana Souza.docx (texto)
Como Luana deve proceder? Ele deve escolher ambas as categorias: ILUSTRAÇÃO e HISTÓRIA INFANTIL, realizando o envio dos 6 (seis) arquivos, usando o mesmo formulário de inscrição, pois o limite de uploads é de 10 (dez) arquivos.
A regra é a mesma: as cinco ilustrações NÃO devem estar dentro do arquivo de texto, elas devem ser enviadas separadamente, facilitando assim a composição e diagramação da revista. Nenhum documento de texto deve conter imagens.
Cada partcipante poderá se inscrever em uma, duas ou até mesmo nas quatro categorias.
Para envio de um único texto ou imagem, basta selecionar uma única categoria, respectiva ao material que está sendo enviado. Já para o envio de mais do que 10 arquivos, será necessário preencher o formulário novamente, repetindo a operação e fazendo o upload dos arquivos restantes.
O Coletivo Aspas Duplas e seus organizadores não se comprometem com a revisão ortográfica dos textos. As histórias infantis devem estar previamente revisadas no momento do envio. Essa responsabilidade é do autor participante.
5. Seleção:
O simples envio do material não garante a sua publicação. Todos os materiais serão avaliados pela equipe da Revista Aspas Duplas, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis. Os critérios de seleção incluem respeito às normas deste edital, estética literária, ineditismo, originalidade, e principalmente qualidade narrativa alinhada ao tema: LITERATURA INFANTIL, entre outros.
Entende-se por LITERATURA INFANTIL, para fins deste edital, o conjunto de produções literárias voltadas especialmente para o público infantil, com linguagem, temas e estruturas adequadas à sensibilidade, compreensão e imaginação das crianças. Mais do que entreter, esse tipo de literatura desempenha um papel fundamental na formação do leitor, contribuindo para o desenvolvimento emocional, social, ético e cognitivo dos pequenos. Ela pode abordar desde histórias fantásticas, lúdicas e rimadas até narrativas que tratam de temas cotidianos ou questões profundas, sempre respeitando o olhar e o universo da infância. Ilustrações, musicalidade e personagens simbólicos são elementos frequentemente presentes, enriquecendo a experiência estética e ampliando o contato da criança com o mundo das palavras e das ideias.
Para este volume, serão aceitos textos que dialoguem com o universo da infância, devendo ser inéditos e, inclusive, podendo ser inspirados em tradições orais e escritas. Alguns gêneros que se encaixam na proposta incluem:
Cantigas (de roda, de ninar, populares);
Parlendas;
Contos de fadas;
Fábulas;
Histórias rimadas;
Lendas adaptadas para o público infantil;
Crônicas do cotidiano infantil;
Narrativas com personagens animais ou fantásticos;
Histórias com elementos educativos ou formativos;
Teatro infantil (textos curtos e dialogados).
Textos que valorizem a imaginação, o jogo de palavras, o humor, o ritmo e a musicalidade serão especialmente bem-vindos, desde que mantenham uma linguagem acessível e respeitem o universo simbólico da infância.
Não será permitido texto com apologia ao racismo, pedofilia, misoginia, xenofobia, homofobia, transfobia, intolerância religiosa e qualquer outro tipo de comportamento ofensivo ou discurso de ódio.
6. Publicação:
Os autores selecionados serão anunciados no Instagram @coletivoaspasduplas após o período das inscrições. A Revista Aspas Duplas será publicada exclusivamente em formato digital, disponível para leitura on-line em nosso blog e na plataforma Calaméo, com lançamento previsto para outubro de 2025.
Cada autor selecionado receberá um exemplar gratuito da Revista Aspas Duplas também por e-mail, em formato .pdf.
7. Custos de Participação:
A participação no quinto volume da Revista Aspas Duplas não ensejará em nenhum custo aos participantes, portanto será GRATUITA.
8. Direitos Autorais:
Não haverá cessão de Direitos Autorais, ou seja, os trabalhos continuarão pertencendo a seus autores. Escritores, poetas, ilustradores e fotógrafos (amadores ou não) autorizam a divulgação de suas obras através do volume digital e gratuito da Revista Literária Aspas Duplas, abdicando de qualquer remuneração sobre esta.
Os participantes, como autores membros deste coletivo, responderão legalmente e individualmente sobre plágio, publicação não autorizada, calúnia, difamação e não autoria, isentando o(s) organizador(es) envolvidos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo enviado para publicação na Revista Aspas Duplas.
É de total responsabilidade dos participantes a veracidade dos dados fornecidos à organização.
Todos os participantes, de antemão, ficam cientes e dão permissão e autorização para a publicação de suas obras (poesia infantil, história infantil, foto, ilustração etc.) tanto na Revista Aspas Duplas como nos canais de divulgação deste coletivo: redes sociais, blog, entre outros. Além da veiculação na mídia (quando houver) de seus nomes, imagens e textos.
9. Cronograma Geral:
Final das inscrições: 31/08/2025
Divulgação aos selecionados: até 30/09/2025
Data de publicação: até 31/10/2025
10. Observações Gerais:
Dúvidas relacionadas à Revista Literária Aspas Duplas e seu regulamento poderão ser enviadas para o e-mail do organizador: rafael.caputo@gmail.com
Todos os contatos entre a Revista Aspas Duplas e os autores serão realizados através de e-mail. Portanto, os participantes devem ficar atentos.
Todas as dúvidas e casos omissos neste regulamento serão analisados por uma equipe do Coletivo Literário Aspas Duplas e da Revista Aspas Duplas, e sua decisão será irrecorrível.
O Coletivo Aspas Duplas reserva-se o direito de alterar qualquer item deste periódico eletrônico, bem como interrompê-lo, se necessário for, fazendo a comunicação expressa para os participantes.
A participação na Revista Literária Aspas Duplas implica na aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.
As obras não selecionadas para publicação neste quinto volume da Revista Aspas Duplas serão destruídas e apagadas das bases de dados do nosso coletivo, para fins de segurança; podendo o autor, se desejar, participar ou não com o mesmo material em edições futuras.
留言